Nesta terra ingrata e santa
Do solo rio-grandense
Mataram este herói
Na farmácia São-Borjense.
Quem foi?
Atenção meus camaradas
Vou contar o trite fato
Foram dois índios bandidos
Mandados pelo Viriato
Que bandido!
Foi morto de traição
Porque era muito valente
E os Vargas tinham medo
De atacá-lo de frente
Que covardes!
Algum dia se for preciso
Sejamos bem unidos
Pois vamos nos bater
Com esta corja de bandidos.
Estamos prontos!
Com essa corja de bandidos
Que temos de vencer
Embora muitos morram
Não podemos esmorecer.
Nunca!
O poema foi distribuído pelos inimigos políticos da família Vargas depois que Viriato Vargas mandou matar o desafeto político Bejamin Torres. Na época Getúlio ainda está envolvido com uma política mais provinciana, porém já muito violenta. Com Manuel Vargas como líder da família, Viriato como o cangaceiro e Getúlio como o grande advogado, que por sinal utilizava muito mais os seus contatos políticos do que a sua habilidade em advogar, não havia nada que os inimigos políticos dos Vargas poderiam fazer. Os Vargas saíram impunes e mais poderosos e São Borja ficaria ainda décadas sob o julgo dos Vargas.
Pouco tempo depois Getúlio falsificou as eleições do Rio Grande do Sul a favor do seu maior aliado Borges de Medeiros o que gerou uma reação armada dos adversários, mas nada que fosse preocupar Getúlio que estava no Rio de Janeiro para o seu primeiro mandato como Deputado Estadual. Assim como os "grandes coronéis" de hoje deixou o comando da sua cidade na mão dos seus parentes e foi ser o líder do partido no legislativo.
Mas Getúlio só está a serviço da esquerda no marketing e na admiração pelo intervencionismo. Há hoje o que eu chamo de Coronéis Modernos estes muito mais perigosos e que dão a sustentação política e financeira que tanto precisa o PT. Estes se perpetuam por décadas no poder, utilizam familiares como herdeiros políticos, mantém um grande poder sobre a sociedade se alimentando da miséria do povo e deixam a maior parte da população perplexa de como estes conseguem ser reeleitos apesar de tanta corrupção.
Primeiro devo deixar bem claro que apesar das denuncias relativamente recentes sobre a fragilidade da segurança das urnas isto não é necessário (não significa que não seja usado) para se manter a dominação política sobre a população. A miséria, a falta de educação somado à manipulação das informações, alianças políticas capazes de deter denuncias, promover impeachment e influenciar as casa legislativas além de formas variadas de influenciar votos utilizando a máquina pública essas são a base de poder dos coronéis da atualidade.
A miséria é um ponto importante, pois é fácil criticar a inteligência do povo quando se está em casa com comida no prato, mas quando as suas únicas opções são votar ou comer a venda do voto se torna um meio de sobrevivência. Basta juntarmos algumas reportagens para termos uma noção melhor da realidade:Maranhão possui a maior proporção de miseráveis do Brasil. e 48 anos de miséria no Maranhão. Promovendo a miséria a partir da falta de liberdade econômica e infra estrutura terrível retiram a oportunidade do cidadão comum de conquistar um trabalho. O pobre se mantém dependente de projetos sociais sejam eles privados ou públicos o que faz estes funcionarem como compra de voto como já denunciava o candidato Lula. ( Lula afirma que projetos sociais fazem as pessoas não querer trabalhar. ). Quem trocaria o voto pelo pão da sua família?
A ausência de uma boa educação e o poder sobre a mídia também são traços marcantes nestas regiões, vejam matérias que denunciam o abandando da educação formal tanto no Maranhão quanto em Alagoas:
Professores protestam em Alagoas. , Maranhão tem a pior infraestrutura de ensino do país . O ex-presidente Lula também denunciou o poder do clã Sarney sobre a mídia quando estava em campanha. Lula denuncia o poder da família Sarney antes da eleição. A falta de educação formal além de deixar a população sem conhecimento histórico e sem consciência política também serve para manter o estado no ostracismo sem nenhuma perspectiva de mudança. O domínio da mídia é o domínio da informação que valoriza o que pode ser favorável como obras e ações que muitas vezes não passam de ações eleitoreiras e silenciando escanda-los e oposições que normalmente se encontraria em uma imprensa livre.
A influencia política é a base mais nefasta deste poder. A blindagem é tão forte que apesar da influencia da televisão e das denuncias (principalmente fora de seus feudos) isso não impede deles se tornarem líderes nas casas legislativas e fazem deles peças essenciais no jogo político nacional. Alguns vídeos que demonstram a força política dos dois maiores "coronéis" da atualidade Renan Calheiros e Sarney. Lula defende Sarney e diz que repórter é doente. , Rachel Sheherazade fala sobre retorno de Calheiros para presidência do senado, Renan Calheiros e Collor partem em defesa de Sarney, .
Esta postura é extremamente maléfica e propaga o mal na política. Essas figuras não apresentam uma militância de esquerda ou direita são pessoas que pensam apenas no interesse próprio. Olhando para a história de Renan Calheiros e de José Sarney se percebe que eles nunca foram oposição hoje essas forças estão a serviço da esquerda amanhã podem mudar de lado. São forças simplesmente ante democráticas e que possuem interesse de perpetuação de poder e são figuras extremamente maléficas no cenário nacional e somente a morte política destes personagens e suas oligarquias é que pode fazer com que o Brasil evolua em seu sistema eleitoral e como sociedade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário