Notório opositor do comunismo Carlos Frederico Wensck de Lacerda recebeu este nome para homenagear Karl Max e Friedrich Engels (Carlos Frederico). Como não podia ser diferente iniciou a sua vida política ligado ao movimento comunista onde mais tarde após escrever um texto, com o aval do partido, sobre a "vitória" do Getulismo sobre o movimento comunista.
Antes de escrever o texto Carlos Lacerda pediu autorização para cumprir a ordem e foi orientado a escrever e a passar a ideia de que o movimento da Intentona Comunista fora apenas um ação de um grupo de loucos que não possuíam uma ligação real com o movimento internacional comunista.Mesmo cumprindo a ordem Carlos Lacerda sofreu um lixamento moral por parte dos comunistas brasileiros e foi expulso do partido.
Alguns anos depois já recuperado do golpe entra UDN e é eleito vereador onde começa oficialmente a sua carreira como político. A partir deste momento, 1947, o Brasil passa a conhecer o seu mais notório político anticomunista da história e o melhor orador da país.
Com todo o seu talento em oratória e influência política Carlos Lacerda se tornou o principal opositor de Getúlio Vargas. O senador Figueiró do PSDB em sua homenagem à Carlos Lacerda fala um pouco da trajetória deste grande líder e demonstra a batalha entre ele e Getúlio e depois os outros embates que o levaram a ser conhecido como o demolidor de mandatos.
A disputa política com Getúlio começou a ter fim depois de um atentado que sofreu onde foi ferido sem maiores riscos. A pressão sobre Getúlio aumenta após a tentativa de assassinato que resultou na morte do Major Vaz. Após o aumento da pressão Getúlio comete suicídio e após uma grande comoção popular Lacerda é obrigado a se refugiar em Cuba um pouco antes da revolução dos irmãos Castro.
De volta ao Brasil foi o grande opositor de Juscelino Kubitschek e governador do estado da Guanabara de 1960-1965 onde fez a adutora do Rio Guandú, o túnel Rebouças, o alargamento da praia de Copacabana e no plano diretor da Linha Vermelha e da Linha Amarela.
Um dos grandes articuladores do golpe de 1964 Carlos Lacerda foi traído pelo regime militar quando não ocorreu a eleição prometida para dois anos depois do contragolpe militar. Infelizmente um dos maiores políticos da nossa história se não o maior foi impedido de ser presidente justamente no momento em que se apresentava como o político mais popular da nação.
Discurso de Carlos Lacerda.
Discurso de Carlos Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário